Caso Chevron
Empresa renuncia a participação em sentença de US$ 9,5 bi contra a Chevron
Consultor Jurídico 08/09/2015
A H5, empresa de financiamento de litígios, chegou a um acordo com a petroleira Chevron e desistiu de sua participação no processo contra a companhia no Equador. Um juiz desse país condenou a Chevron a pagar US$ 9,5 bilhões por danos ambientais no Lago Agrio. A H5 tinha direito a receber 1,25% desse valor, mas transferiu esse percentual à petroleira.
A H5 se envolveu no caso em 2009 e ajudou a atrair financiamento do Burford Capital Limited, um financiador de litígios com sede no Reino Unido, e de James Russell DeLeon, empresário de Gibraltar. A empresa também convenceu o escritório de advocacia Patton Boggs a prestar assessoria jurídica no caso. Todos eles já retiraram apoio à ação e celebraram acordos com a Chevron.
Além disso, a H5 ajudou a equipe de Steven Donziger, advogado dos autores da ação, com os procedimentos relacionados ao Relatório de Cabrera, um laudo apresentado por um @@perito@@ judicial que, como verificado por um tribunal norte-americano, foi secretamente redigido por Donziger e pela Stratus Consulting (que também firmou acordo com a petroleira), empresa de consultoria ambiental com sede no Colorado (EUA).
Lea más aquí
Fuente OriginalNotas relacionadas
-
Instigador anti-Chevron sigue siendo héroe en el artículo parcializado de Rolling Stone
-
Afectados por Chevron llevan sus quejas a la Corte Penal de La Haya
-
Líderes empresariales, académicos y expertos legales presentan Amicus Curiae en apoyo a Chevron
-
Avanzan las acusaciones ante la Justicia de EEUU contra Ecuador por el escándalo Chevron
-
El intento socialista de chantajear a Chevron
-
Grupo de derechos de la mujer se pronuncia…. ¡¿a favor de Chevron?!